sábado, 1 de dezembro de 2012

O Que Significam o Sonho !?


Os sonhos melhoram a memória, turbinam o aprendizado e nos preparam para os desafios da vida. Saiba mais sobre o que acontece com você enquanto dorme

Mulher dormindo
Uma dica para lembrar dos sonhos: anote-os assim que acordar
Foto: SXC
Onde nascem os sonhos?
Durante a fase REM ("movimento rápido dos olhos", na sigla em inglês) do sono, o fluxo sanguíneo cerebral se intensifica e uma série de imagens toma conta do cérebro.

O que os sonhos significam?
Daí que, nos sonhos, as experiências importantes vividas durante o dia são associadas às nossasmemórias. O sonho permite que aquilo que aprendemos de dia (e que está no hipocampo – região responsável pelos novos conhecimentos) vá para o córtex cerebral, onde o aprendizado é armazenado de acordo com os estímulos sensoriais.

Para quê servem os sonhos?
Alguns sonhos têm a função de antecipar acontecimentos, dependendo do nível de estresse. Sabe quem sonha com as questões da prova? Além de ser um sinal de que o aluno está memorizando a matéria, é um mecanismo biológico que usamos para treinar nossas atitudes, antes que algo ocorra. Isso também vale para quando, por exemplo, você sonha que está falando umas verdades pro seu ex. O sonho alivia o estresse, porque nele a emoção rola solta. Acordados, preferimos a razão.

E os pesadelos, de onde vêm?
Eles nos preparam para enfrentarmos os obstáculos muito estressantes do cotidiano. Se você morre de medo de cachorros e tem sonhos frequentes de que está sendo atacada por eles, é sinal de que tenta enfrentar o medo. O mesmo vale para algumas tragédias da vida. Sonhamos com elas constantemente a fim de aceitar melhor o que aconteceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário